Câmara aprova por unanimidade projeto que visa criar programa de cursos de primeiros socorros para professores

Publicado em 21/05/2018 às 09:23 - Atualizado em 21/05/2018 às 09:23

A Câmara Municipal de Catanduvas aprovou na noite de segunda-feira (14) o Projeto de Lei Legislativo nº 002/2018 que cria o programa de cursos de primeiros socorros e dispõe sobre a obrigatoriedade do curso nas escolas públicas e particulares de ensino básico em todo o Município de Catanduvas. O projeto de autoria dos vereadores André Atz (Deco), Ademir Spassini, Claire Haro Zuqui e Vilson Antunes da Rocha foi aprovado por unanimidade.

Pelo projeto, será ministrado um curso por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, ou pelo Corpo de Bombeiros para todos os professores e profissionais da área de educação e que tenham contato direto e contínuo com alunos de 0 a 10 anos. O tema principal do curso será a prevenção e métodos de ação e caso de acidentes com crianças.

Os vereadores propuseram o projeto após vários relatos de acidentes envolvendo crianças, muitos desses acontecendo no próprio ambiente escolar.

André, Ademir, Claire e Vilson afirmaram que muitas vezes um atendimento adequado juntamente com técnicas simples de primeiros socorros podem ajudar, aliviar e até salvar a vida de inúmeras crianças.

Os vereadores esperam assim que situações de primeiros socorros ou simples acidentes sejam solucionados ou amenizados por quem esteja por perto, até que um profissional da área de saúde chegue ao local, evitando dessa forma, agravamento da situação.

Os professores e funcionários que concluírem o curso receberão um certificado e ao estabelecimento de ensino será concedido o SELO ESCOLA SEGURA.  As instituições (creches, escolas públicas e particulares, de ensino básico no Município de Catanduvas) terão o prazo de 180 dias para adaptação desta lei, contando a partir da data de publicação